O que está buscando?
MEU SESI - Entrar
A Caminho da Dramaturgia

Homero Kaneko

Projeto: Edital 4/2022

A oficina A caminho da dramaturgia olha para a escrita teatral a partir de uma de suas características mais relevantes: a de ser um espaço de produção de um pensamento que estimula a reflexão das pessoas. Contempla um apanhado das principais teorias sobre o tema, provoca a originalidade, ativa a criatividade, além de oferecer ferramentas objetivas para a criação de um texto teatral. Com uma condução horizontal, Homero Kaneko busca promover um ambiente seguro, afetivo e de compartilhamento mútuo, onde as ideias têm livre trânsito para acontecer.

Classificação Indicativa: 14 anos

Ministrante: Homero Kaneko

Currículo do Ministrante:

É Mestre em Artes da Cena pelo PPGAC da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), onde também se graduou em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral. Pesquisa o neogrotesco e suas ocorrências como uma linguagem teatral/artística dedicada ao exame social. É diretor e fundador da Companhia Hecatombe, onde dirigiu e/ou escreveu espetáculos premiados como "Orégano", "Cheiro de Carne”, "Crise de Gente”, “Longos Anos” e “Vermelhinhos” - tendo com esses trabalhos, se apresentado em Festivais de Teatro por todo Brasil. Participou de residência artística, em Buenos Aires – Argentina, dedicada a pesquisar a obra do pintor Carlos Alonso, o grotesco portenho e entrevistar o grupo Teatro X La Identidad, ligado às avós da Praça de Maio. No Rio de Janeiro – RJ, adaptou clássicos como “Hamlet”, de Shakespeare e “Aquele que diz sim e aquele que diz não”, de Bertolt Brecht. Escreveu e dirigiu, ainda, o espetáculo “Alice&Baltazar ou INDEVASSÁVEL”. Em São Jose do Rio Preto - SP, além de ter dirigido diversos espetáculos de Cias. teatrais e de dança, também escreveu as peças “Acordes” e “A cor Silva”, para a Cia. Cênica, ambas publicadas em livro.

Foi um dos autores convidados a integrar o projeto “Dramaturgias do Habitat”, do SESC Rio Preto. Estudou com o Royal Court Theatre, reconhecido centro inglês de dramaturgia que revelou nomes como Sarah Kane e Samuel Beckett. Em abril de 2023 foi assistente de curadoria do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto.

Serão 4 encontros:

21/10 (sábado)
28/10 (sábado)
04/10 (Sábado)
05/10 (domingo)

Carga horária total: 16 horas.

Os encontros serão às 9h da manhã no Espaço Múltiplo (Teatro Sesi Rio Preto).

Duração:

240 min


CLIQUE NA UNIDADE PARA RESERVAR