Esse projeto não apenas reforça o senso de comunidade entre os estudantes, mas também contribui para seu desenvolvimento socioemocional, um diferencial da escola.
21/11/202409:50- atualizado às 10:00 em 21/11/2024
Na Escola SESI 410, os alunos estão promovendo uma verdadeira ação de solidariedade e cidadania. Em uma iniciativa que envolve cinco grandes grupos de estudantes, foram escolhidas cinco instituições para receber doações, reforçando a importância do desenvolvimento social e emocional de cada um. O projeto, que tem como tema a hashtag #TamoJunto, busca integrar o trabalho coletivo dos estudantes em prol de um objetivo comum: ajudar ao próximo.
Entre as instituições selecionadas estão o Asilo de Schmidt, um albergue da prefeitura que acolhe pessoas em situação de rua, e o projeto Joaninhas, que oferece apoio a crianças em tratamento contra o câncer. A história do Joaninhas é emocionante: fundado por uma mãe que perdeu sua filha para a doença, o projeto nasceu de um momento de esperança, simbolizado por uma joaninha que pousou em seu ombro. Sentindo ali uma mensagem de conforto e motivação, ela decidiu dedicar-se a ajudar outras crianças e famílias que enfrentam o câncer.
Ao longo do ano, os alunos da SESI 410 participaram de atividades que enfatizavam a cooperação e o trabalho em equipe. Com essa preparação, eles assumiram o compromisso de arrecadar doações como leite, chocolate, papel higiênico e roupas para instituições carentes. A cada semana, os estudantes recolhem, organizam e separam os itens arrecadados, preparando tudo cuidadosamente para a entrega, prevista para o final de novembro.
Além dos alunos, algumas famílias também se envolveram na ação solidária. Duas mães empresárias – uma fotógrafa e outra dona de uma loja de revelação de fotos chamada "Amor por Fotos" – resolveram incentivar as doações, sorteando uma sessão de fotos e revelação para quem contribuir através de suas empresas. Elas irão recolher as doações, entregá-las à escola e realizar o sorteio como forma de incentivo à campanha.
A professora Elenita Marins, responsável pelo Eixo Integrador Interáreas, destaca a importância dessa ação para o desenvolvimento dos estudantes:
"A ideia de finalizar o ano com um trabalho beneficente foi dos alunos. Aqui eles sempre foram estimulados a interagir com a comunidade, levando para além dos muros da escola o que aprendem em sala de aula. Colaborar com pessoas que precisam de apoio faz parte do desenvolvimento socioemocional das nossas crianças, e aqui prezamos muito por isso."
Esse projeto não apenas reforça o senso de comunidade entre os estudantes, mas também contribui para seu desenvolvimento socioemocional, um diferencial da escola. O resultado desse trabalho colaborativo, a ser apresentado em breve, reflete o empenho e dedicação de cada aluno em ajudar o próximo e, ao mesmo tempo, fortalecer habilidades como empatia, cooperação e responsabilidade social.