O que está buscando?

Alunos da Escola SESI de Catanduva são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Devido a pandemia, a competição realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) aconteceu de forma remota

 Por: Comunicação Regional
09/03/202109:42- atualizado às 09:50 em 09/03/2021

Os alunos da Escola SESI de Catanduva conquistaram quatro medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), sendo uma de ouro e três de bronze. Devido à pandemia, a OBA aconteceu de forma virtual, tendo as provas teóricas aplicadas também de forma remota.

A competição realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), tem como objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

O aluno Pedro Teixeira Galhardi recebeu nota 10 e conquistou a medalha de ouro na competição pela segunda vez. Sua paixão pela Astronomia começou quando ele ainda era pequeno. “Sempre gostei de estudar o espaço e o sistema solar e no ano retrasado, meu professor de Geografia veio falar da Olimpíada e eu vi como uma oportunidade de testar meus conhecimentos”.

As conquistas de Pedro acabaram inspirando outros colegas da escola a participarem da OBA. É o caso dos alunos Tiago de Lucca Sousa, Nicolli de Oliveira Marchesini e Karyne Letícia Fagundes, que conquistaram medalhas de bronze.

“O nosso professor sempre nos incentivou a participar da OBA e decidi arriscar. Apesar de ter ficado tensa, estudei bastante para a prova. Valeu a experiência, principalmente por ter sido a primeira vez. Na próxima, vou ainda mais confiante”, conta Karyne.

O preparo que recebeu na escola e também os estudos extracurriculares ajudaram a Nicolli sair da competição com uma medalha. “Eu pesquisei provas de edições anteriores e o professor ficou me incentivando muito. Também foi meu primeiro ano na OBA e a sensação de ter saído de lá com uma medalha é muito boa. Agora, eu estou mais segura para participar de uma próxima edição”.

O professor de Geografia, Michel Henrique Aguillar, montou um grupo no WhatsApp para manter os alunos atualizados de tudo que é relacionado a Astronomia. “Por causa da pandemia, nós tivemos que usar os recursos da tecnologia para preparar os estudantes. Nós sempre participamos da OBA, já que isso auxilia no seu desenvolvimento educacional”.

A diretoria da Escola SESI de Catanduva, Magda Spinelli, reforça a missão de desenvolver os estudantes para uma possibilidade de projeto de vida, com atividades em um nível mais difícil, porém, não impossível. “Nossa metodologia é dar para o aluno a autonomia de aprender as disciplinas. Eles vão em busca de mais conhecimento e, durante essa jornada, eles desenvolvem suas habilidades e as Olimpíadas é uma oportunidade de destacar os nossos talentos”.

 

SESI-SP

Em toda rede escolar SESI-SP, foram 146 medalhas de ouro, 164 de prata e 303 de bronze na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

 

 

Leia também