Projeto destaca diversidade nas artes cênicas com tema 'Coração no Ritmo da Terra', promovendo reflexão e transformação. Espetáculos acessíveis em várias cidades reforçam compromisso cultural do Sesi-SP
06/09/202313:38- atualizado às 17:13 em 22/09/2023
A partir de setembro, unidades do SESI-SP irão receber espetáculos juntamente com oficinas, permitindo aos participantes ampliarem suas habilidades e proporcionando novas perspectivas. O Cena Livre 2023 é um projeto imersivo no universo das artes cênicas, valorizando e enaltecendo a diversidade e as diferentes perspectivas.
O tema central escolhido é "Coração no Ritmo da Terra", provocando reflexões profundas sobre o "EU", o "NÓS", o "OUTRO" e o "TODO", incentivando a compreensão da nossa própria identidade e a aceitação da diversidade. A singularidade de cada grupo é ressaltada em seus espetáculos, apesar de todos partirem do tema conceito, que se inspirou em autores como Ailton Krenak e Bell Hooks, propondo aprendizagens orientadas pela partilha e compreendendo a importância do coletivo. As trajetórias próprias e genuínas se manifestam nos palcos, traduzindo em arte as experiências, anseios e questionamentos do nosso tempo.
Os espetáculos acontecem nas unidades do SESI das cidades de Campinas, Itapetininga, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto, com suas respectivas agendas culturais, a partir de 15 de setembro até 22 de outubro.
O Cena Livre 2023 compõe uma oportunidade de vivenciar e explorar com montagens que vão além do palco. O projeto empodera os alunos ao proporcionar um espaço criativo para futuros artistas e apreciadores da linguagem teatral, onde podem explorar suas identidades, ideias e experiências por meio da arte cênica. As montagens do Módulo Encenação se transformam em um veículo poderoso de expressão e transformação social, reforçando a essencialidade da arte como meio de reflexão e crítica.
Neste ano, o projeto levará espetáculos a diferentes cidades que não possuem Teatro do SESI-SP. Uma iniciativa fundamental para ampliar o acesso à arte e proporcionar momentos enriquecedores. A liberdade criativa presente no Encontro Cena Livre encoraja a experimentarem novas abordagens, linguagens e estilos, compartilhando as vivencias durante a temporada de apresentações em sua unidade e nos diferentes espaços de encenação.
A iniciativa é uma ferramenta importante para que o SESI-SP permaneça reforçando seu compromisso com a cultura acessível, transformação social e formação humana, ampliando horizontes artísticos e inspirando um futuro inclusivo.
Foto: Willian Jeronimo e Luiza Jeronimo
Campinas
Espetáculo: Raízes Brasilis: Histórias de Povos e Lugares
Classificação: 12 anos
15, 16, 30 de setembro - Teatro do SESI Campinas as 20h
01 de outubro – Teatro do SESI Campinas - 19h
14 de outubro – Centro Cultural Joaquinzão, Monte Mor – as 20h
Itapetininga
Espetáculo: O Sertão de Nós Mesmos
Classificação: Livre para todos os públicos
29 de setembro – Teatro do SESI Itapetininga as 20h
01 de outubro – Teatro do SESI Itapetininga as19h
27 de outubro – Teatro do SESI Itapetininga as 19h
15 de novembro – Teatro do SESI Itapetininga as 19h
21 de outubro – São Miguel Arcanjo as 19h
26 de outubro – Alambari as 19h
Ribeirão Preto
Espetáculo: Equus Africanus Asinus
Classificação: Livre para todos os públicos
28 a 30 de setembro – SESI Ribeirão Preto - 20h
01 de outubro – SESI Ribeirão Preto - 19h
São José dos Campos
Espetáculo: GNU VS TERRA
Classificação: 14 anos
21 e 24 de setembro – Teatro do SESI São José dos Campos - 20h