O que está buscando?

Corrida: atividade física é completa e pode ser praticada em qualquer idade

O grupo de corrido do Centro de Atividades – CAT SESI São José do Rio Preto é marcado pela diversidade, com alunos de 17 a 89 anos

 Por: Vinicius Lopes - Comunicação Regional
30/08/202116:40- atualizado às 09:32 em 17/09/2021

Seja sozinho ou em grupo, a corrida é um dos esportes mais acessíveis que existe e conquista cada vez mais adeptos em todo o mundo. E se engana quem pensa que existe uma idade específica para começar a correr.

Já nos primeiros anos de vida, o ser humano é estimulado a dar os primeiros passos até se aperfeiçoar. Com uma pessoa que pratica a corrida o processo é muito parecido. Segundo o educador físico do Sesi São José do Rio Preto, Claudio Barrios, cada indivíduo tem sua capacidade física e aeróbica e, por isso, é necessária uma avaliação antes de iniciar na modalidade.

“Seja um iniciante ou um corredor mais experiente, é necessário que um profissional estabeleça treinos para cada um, fortalecendo sua capacidade física e aeróbica. Muita gente acha que para correr basta colocar um tênis, porém, a corrida vai muito além disso. O primeiro passo é consultar um médico e fazer um check-up”, explica Claudio.

A corrida ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, reduz o risco de diabetes, infarto, AVC, melhora a qualidade do sono, respiração, autoestima, além de auxiliar no processo de emagrecimento. Para alcançar todos esses benefícios, é necessário que a pessoa pratique a corrida de duas a três vezes por semana, se exercitando de 20 a 60 minutos.

O educador físico do Sesi São José do Rio Preto explica que o ideal é estabelecer um limite, que pode ser de 2 a 3 quilômetros, para ir se habitando ao percurso e com os treinos, aumentar a distância. “A corrida é uma ótima maneira de garantir o bem-estar, cuidar da saúde e ter uma vida mais saudável”.

A estudante Mariana de Lima Marques, de 17 anos, é exemplo de que não existe idade para começar a correr. Praticando a modalidade há dois anos, ela não imaginava como seria um grupo de corrida.

“Eu fazia academia e me interessei pelo grupo de corrida. No começo, achei que não daria e pensei que fosse apenas a corrida em si. Depois, fui vendo que o treino trabalha todas as áreas do corpo, incluindo a respiração. Hoje, participo de corridas de rua e já coleciono medalhas”, conta Mariana.

Quem é exemplo de todos os benefícios da corrida é a dona Guiomar Olivastro, de 89 anos. A aposentada já participou de 12 edições da São Silvestre e coleciona 50 medalhas. Sempre muito ativa, a sua paixão por atividade física se intensificou após a morte do seu marido.

“Depois que fiquei viúva, comecei a me exercitar mais, fazer academia e a correr. No início, fazia por conta própria e agora tenho o grupo que me auxilia nos treinos. Na pandemia, teve um período que parei de praticar, porém, agora com os casos se estabilizando, estou recuperando fôlego para participar de novas competições”, conta Guiomar.

O grupo de corrida do Centro de Atividades - CAT Sesi São José do Rio Preto treina de segunda e quarta-feira, das 19h15 às 20h.

Leia também