O que está buscando?

Espetáculo que retrata a ‘cultura da indiferença’ na sociedade brasileira chega no Sesi Rio Preto

Com forte influência da dramaturgia de Samuel Beckett, Matéi Visniec e Eugène Ionesco, 'O Aniversário de Jean Lucca’ fica em cartaz na unidade nos dias 14, 15, 21 e 22 de outubro

29/09/202215:26- atualizado às 07:56 em 13/10/2022

O Teatro do Sesi Rio Preto recebe nos dias 14, 15, 21 e 22 de outubro, o espetáculo ‘O aniversário de Jean Lucca’, do compositor e dramaturgo Dan Nakagawa. As apresentações são gratuitas e estão marcadas para às 20h. Os ingressos podem ser reservados pelo Meu Sesi.

Com forte influência da dramaturgia de Samuel Beckett, Matéi Visniec e Eugène Ionesco, a peça narra os preparativos da festa de aniversário do menino Jean Lucca, filho único de um casal que mora em um luxuoso condomínio. Essa criança nunca é vista na peça e sobre ela pouco se sabe, nem mesmo a sua idade ou aparência física. Assim a presença dele se faz pela sua constante ausência.

O enredo se passa durante o fragmento de tempo correspondente aos preparativos da festa até seu início. A babá e todas as pessoas que vão chegando na casa-bolha dessa família se mostram uma ameaça na vida desse casal, gerando ora uma paranoia excessiva, ora uma profunda apatia. A encenação fala sobre os muros visíveis e invisíveis, físicos e subjetivos que nos cercam, gerando incômodo frente a marginalização, segregação, apatia social, indiferença e a paranoia.

O texto nasce em consonância com estudos do psicanalista e professor paulistano Christian Dunker sobre o conceito de “Cultura da Indiferença”. Segundo o estudioso, tal cultura se desenvolve no interior de uma sociedade normatizante, branca e heteronormativa que nega, por meio da indiferença, as diversidades individuais, erguendo barreiras para anular essas subjetividades. Assim, transformamos o nosso entorno em uma bolha de iguais e, portanto, narcisista, onde tudo que se quer ver em um mundo previsível é a si mesmo e não o outro.

O elenco da peça traz Maristela Chálala, Elisete Santos, Vívian Valente, Alex Huszar, Mariana Torres, Alef Barros, Heitor Garcia Lima, Adriane Hintze, Igor Mo e Felipe Tercetto. Os atores são acompanhados pelo músico André Vilé que, além de executar uma sonoplastia experimental ruidosa, toca ao vivo parte da trilha sonora composta por Nakagawa. A canção brasileira é um forte traço da linguagem cênica do diretor e compositor, que já teve três de suas canções gravadas em álbuns de Ney Matogrosso.

Para mais informações, entre em contato com o Teatro do Sesi Rio Preto pelo telefone (17) 3221-8622.

 

SERVIÇO:

O Aniversário de Jean Lucca

Dias: 14, 15, 21 e 22 de outubro (sexta e sábado)

Horário: 20h

Local: Teatro do Sesi Rio Preto – Av. Duque de Caxias, nº 4.656 – Vila Elvira

Classificação indicativa: 12 anos

Entrada Gratuita. Reserva de ingressos gratuitamente pelo Meu Sesi

 

Leia também