O que está buscando?

Filho de J.Borges realiza oficina gratuita de xilogravura no Sesi Rio Preto

Pablo Borges conduz atividade em dois horários, às 14h e 18h30. As reservas devem ser feitas pelo Meu Sesi

25/08/202314:52- atualizado às 14:55 em 25/08/2023

No próximo dia 7 de setembro, Pablo Borges realiza uma oficina gratuita de xilogravura no Sesi Rio Preto. A atividade, que acontece às 14h e 18h30, marca o encerramento do período expositivo da mostra “J.Borges – O Mestre da Xilogravura”, que está em exibição no Espaço Galeria da unidade até o dia 9 de setembro. A reserva deve ser feita pela plataforma Meu Sesi.

A oficina terá como foco principal, a teoria inicial de como se faz uma xilogravura, utilizando primeiramente o desenho, depois a utilização de ferramentas como goiva, formão, faca, lixa, tinta, rolo de impressão e, para finalizar, a impressão em papel A3. Ao final da atividade, os participantes terão sua própria matriz e sua xilogravura impressa.

A xilogravura, uma técnica de impressão que envolve entalhar imagens em relevo sobre uma matriz de madeira, é uma das formas de expressão artística mais autênticas e tradicionais do Brasil. J. Borges, um dos mestres indiscutíveis dessa arte, deixou um legado que transcende gerações. Suas obras, inspiradas nas tradições culturais nordestinas e impregnadas de cores vibrantes, contam histórias e celebram a rica herança cultural do país.

Pablo Borges, seguindo os passos de seu pai, é um artista talentoso que também busca manter viva a chama da xilogravura. A oficina é uma oportunidade para os participantes mergulharem nas técnicas e nos segredos desse processo artístico, sendo uma experiência imersiva onde será possível explorar a relação entre criatividade, tradição e inovação, bem como entender a conexão íntima entre a xilogravura e a cultura brasileira.

 

Sobre a exposição J.Borges – O Mestre da Xilogravura

A exposição traz uma coletânea de 44 xilogravuras, sendo oito delas inéditas (com suas respectivas matrizes), junto às 28 obras mais importantes da carreira de J. Borges. Os temas retratados simbolizam a trajetória de vida do artista. A mostra traz ainda duas obras assinadas por Pablo Borges e Bacaro Borges, filhos e aprendizes do artista, além da exibição de uma cinebiografia sobre vida e obra de Borges, assinada pelo jornalista Eduardo Homem.

A visitação pode ser feita até o dia 9 de setembro, de quarta a sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 19h.

 

SERVIÇO

Oficina de Xilogravura, com Pablo Borges

Dia: 7 de setembro, quinta-feira

Horário: 14h e 18h30

Local: Teatro do Sesi Rio Preto – Av. Duque de Caxias, 4656, no bairro Vila Elvira

Classificação: 14 anos

Gratuito

 

Reservas aqui