O que está buscando?

Natação do Sesi-SP reforça a mescla de juventude com experiência para a temporada 2023

Além dos nadadores olímpicos, nomes vindos da base do próprio Sesi-SP se juntam à equipe absoluta da indústria paulista

03/03/202316:36- atualizado às 16:36 em 03/03/2023

A equipe absoluta de natação do Sesi-SP ganhou reforços para a temporada 2023 com dois novos integrantes, nomes renovados e principalmente com atletas oriundos das categorias de base. Formado por 12 nadadores, sendo quatro meninas e 8 meninos, o grupo já se prepara para iniciar o calendário de atividades na próxima semana (6 a 11 de março), com um Camp no Sesi de São José do Rio Preto. Entre as atividades, os atletas, além de treinarem em uma piscina olímpica (50 metros), ainda vão interagir com crianças das categorias de base e visitar as escolas do Sesi-SP.

No elenco, após conquistas importantes nos últimos anos, quatro jovens atletas de base se firmaram no grupo absoluto para 2023: Thaiana Amaral, formada no Sesi Sertãozinho, oriundo do Programa Sesi Atleta do Futuro-PAF, integrante da seleção sul-americana juvenil (2021) e top 10 no ranking nacional absoluto nos 400m livre e medley; Gustavo Santos, nadador do Sesi-SP desde o Petiz 2, top 08 no ranking mundial junior (2021) nos 50m livre, 4º colocado no Finkel (2022) nos 50m livre; André Andraues, campeão Brasileiro Júnior nas provas de 100 e 200m costas e terceiro colocado no ranking nacional absoluto nos 200m costas e Henrique Takahashi, também formado nas categorias de base, campeão Sul-Americano Juvenil (2021) nos 200m peito e top 10 no ranking nacional absoluto (2021/2022) nos 200m peito em piscina longa.

Entre os novatos, dois reforços sênior chegaram com foco no nado livre (100, 200 e 400 metros). Pedro Spajari, atleta olímpico (Tóquio 2021), semifinalista no mundial de curta na Austrália, 5º colocado no ranking nacional absoluto nos 100m livre e Bruno Dutra, top 10 no ranking nacional absoluto nos 400m livre em piscina curta e top 15 no ranking nacional absoluto nos 200m livre em piscina curta.

Para fechar o grupo da natação do Sesi-SP, velhos conhecidos seguem na equipe principal. O atleta olímpico Matheus Gonche, na equipe desde 2017, primeiro lugar no ranking nacional dos 100m borboleta; Julia Góes, presente na equipe desde 2019, campeã sul-americana juvenil nos 100m costas, campeã brasileira absoluta (2021) nos 50 e 100m costas e a primeira no ranking nacional (2022) nos 100m costas e segunda colocada no ranking dos 50m costas em piscina curta.

Vinicius Assunção, medalhista sul-americano, campeão brasileiro sênior e finalista no mundial de Budapest nos 4x200m livre (4º lugar) e nos 4x100m livre (7º lugar); Alexia Assunção, medalhista do Finkel (2021) e campeã brasileira júnior; Pedro Vieira, vice-campeão mundial júnior em 2013 e campeão Sul-Americano Absoluto, títulos conquistados na prova dos 100m borboleta; e Lorrane Ferreira, primeira no ranking nacional 2021 nos 50m livre em piscina curta e longa.

“Esse time tem tomado cada vez mais corpo e fortalecendo seus resultados, então estamos com muitas expectativas para esse ano de 2023, que é um ano pré olímpico e com duas grandes seleções. O Brasil formará grupos para o Campeonato Mundial e os jogos Pan-Americanos, e a seletiva para essas competições será o Troféu Brasil, que este ano vai acontecer entre o final de maio e início de junho, explicou o técnico Fernando Vanzella, que ainda comentou sobre o Camp no interior paulista.

“De olho em todo o nosso calendário, apesar da natação ser uma modalidade individual, ela tem na sua preparação uma grande importância do trabalho em equipe, união e construção de resultados coletivos para se chegar na melhor performance do nadador. Dessa forma, os camps de preparação são muito importantes para o desenvolvimento do grupo, tornando unido e com o mesmo objetivo de se tornarem nadadores olímpicos. Com esse pensamento, vamos fazer alguns camps de treinamento em algumas unidades do Sesi-SP. Em São José do Rio Preto, por exemplo, temos agora uma piscina olímpica (50 metros), e vamos aproveitar ao máximo para aprimorar nosso trabalho”.

Em sua décima primeira temporada, o técnico Fernando Vanzella segue seu trabalho ao lado da auxiliar da equipe absoluta Drielle Morton, que também é técnica do Mirim e Petiz e ganha o reforço do Filipe Alcantara, pós-graduado em aperfeiçoamento em natação e esportes aquáticos, ex-atleta da seleção brasileira de piscina e maratonas aquáticas. E, assim como Drielle, Filipe também atuará como auxiliar técnico da equipe absoluta.

A modalidade, além de ter como sede o Complexo Esportivo do Centro de Atividades do Sesi São Bernardo “Balneário Etiene Pires de Medeiros”, conta ainda com equipes de treinamento e rendimento esportivo presentes em diversas unidades do Sesi em todo o Estado de São Paulo, tendo assim um celeiro de jovens promessas.

“Em uma equipe absoluta, não necessariamente, o atleta precisa ser sênior, atingindo o índice para participar do Troféu Brasil de Natação ele já começa atingir o status de equipe absoluta. Hoje, desses 12 atletas, uma menina ainda defende a categoria junior e já faz parte desse grupo absoluto. E além desse time, durante o calendário esportivo, somam ainda ao grupo atletas da equipe junior e até alguns nomes da equipe juvenil, como por exemplo a Sofia, que é uma menina que no ano passado, ainda como infantil, nadou o Finkel com o grupo absoluto, finalizou Vanzella.

Leia também