O que está buscando?

Núcleo de Artes Cênicas do Sesi São José do Rio Preto apresenta espetáculo baseado no Teatro do Absurdo

Apresentação é resultado do curso de teatro Encenação do ano de 2021

 Por: Comunicação Regional; Vinicius Lopes
09/11/202114:01- atualizado às 14:02 em 09/11/2021

O Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do Sesi São José do Rio Preto apresenta nos dias 20 e 21 de novembro o espetáculo ‘Você me vê?’, que será exibido no telão em formato de longa-metragem. A peça é resultado do processo do curso Encenação e as reservas podem ser feitas pelo sistema Meu Sesi, a partir do dia 15 de novembro.   

Inspirado nas dramaturgias “Esperando Godot”, “Fim de partida”, “Dias felizes” de Samuel Beckett e “A cantora careca” de Eugene Ionesco, o espetáculo “Você me vê?” explora a linguagem audiovisual promovendo um encontro entre obras do período pós Segunda Guerra, conhecido como Teatro do Absurdo, e a contemporaneidade.  

Temas como incomunicabilidade, convivência, solidão, desolação e apatia são trazidos à cena, num primeiro momento através de personagens e fragmentos dos textos estudados, e, num segundo momento, dando voz as criações performativas dos alunos-criadores. Numa obra aberta a diferentes leituras e conexões, o espectador é convidado a refletir o tempo que vivemos e como nos relacionamos com o futuro.  

Desenvolvido ao longo de 6 meses através de encontros virtuais, o espetáculo conta com a participação de 11 alunos-criadores que se debruçaram sobre dramaturgias do período chamado “Teatro do Absurdo” e em estudos das possibilidades cênicas no meio virtual/audiovisual.  

“O maior desafio é se apropriar de uma linguagem nova em meio a tantas incertezas (internet instável, plataformas, acesso a materiais de iluminação, figurinos, entre outros) sem perder o foco do desenvolvimento humano e crítico na criação do espetáculo e na relação com a plateia. O resultado deste experimento acabou se tornando muito mais potente do que podíamos imaginar” comenta Carla Marco, diretora e dramaturgista do espetáculo.

Durante o processo de pesquisa e com a liberação dos encontros presenciais, a peça ganhou cenas em locações inusitadas como um terreno abandonado e uma loja de reformas de cadeiras, além do próprio Teatro do Sesi. O espetáculo ainda conta com gravações virtuais e composições musicais.

As apresentações do espetáculo ‘Você me vê?’ acontecem nos dias 20 e 21 de novembro, às 20h, no Teatro do Sesi São José do Rio Preto. Os ingressos podem ser reservados a partir do dia 15 de novembro pelo sistema Meu Sesi.

 

Cena Livre  
Para encerrar o ano, ao final do curso Encenação, acontece o Cena Livre: mostra dos espetáculos produzidos pelo Núcleo de Artes Cênicas (NAC), com apresentações abertas ao público. Em 2021, as apresentações serão realizadas na plataforma Zoom, nos dias 13 (18h, 19h e 20h) e 14 (19h e 20h) de novembro. O ID da reunião é o: 846 5224 9783  e a senha: 368288.  

As apresentações do dia 13 serão dos NACs de Ribeirão Preto (18h), Campinas (19h) e São José dos Campos(20h). Itapetininga (19h) e São José do Rio Preto (20h) se apresentam no dia 14.  

  

Sobre o Núcleo de Artes Cênicas  
Criado em 1987, o Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do SESI-SP, vem sendo desenvolvido de maneira ininterrupta e ocupa atualmente 5 unidades por todo o Estado de São Paulo, sendo elas Campinas I, Itapetininga, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto. Os cursos oferecidos gratuitamente pelos NACs proporcionam a vivência da prática teatral a pessoas a partir de 15 anos de idade, que tenham ou não algum conhecimento sobre as artes cênicas. 

 

SERVIÇO  
Você me vê?
Dias: 20 e 21 de novembro 
Horários: 20h
Local: Teatro do Sesi São José do Rio Preto – Av. Duque de Caxias, 4656 – Vila Elvira  
Classificação indicativa: 12 anos 
Informações: (17) 3221-8600  
Reserva de ingressos através do sistema Meu Sesi

 

 

Leia também