O que está buscando?

Peça usa da palhaçaria para retratar alegrias e tristezas da maternidade

“Pia Mater – Em busca da maternidade possível” terá duas apresentações, além de uma oficina de introdução à linguagem da palhaçaria para mulheres

04/08/202315:46- atualizado às 15:46 em 04/08/2023

O Teatro do Sesi Rio Preto recebe nos dias 18 e 19 de agosto o espetáculo “Pia Mater – Em busca da maternidade possível’, do Grupo Laje. Com classificação livre, as apresentações são gratuitas e os ingressos estão disponíveis no Meu Sesi.

Na sexta (18/08), a sessão acontece às 20h. Já no sábado (19/08), o grupo realiza uma sessão materna, às 15h, onde bebês e crianças pequenas com suas mães e pais são bem-vindas. Após o espetáculo, terá um bate-papo com a atriz Joana Barbosa, a diretora Rhena de Faria e uma pediatra convidada.

A peça retrata o dia a dia de Maria Gelatina, uma mãe palhaça de primeira viagem. Entre trocas de fraldas, banhos, sonecas da nenê e passeios de carrinho a palhaça dorme e sonha com situações improváveis, apresentando de forma cômica e, por vezes, dramática o complexo universo da maternidade.

O espetáculo de palhaçaria feminina aborda temas da maternidade retratando algumas das grandes mudanças físicas, comportamentais e emocionais no cotidiano de uma mãe. A ideia é dialogar com o público tecendo a ideia de uma maternidade desmistificada, possível e real.

O projeto foi contemplado no edital Proac – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, com apoio do Sesi-SP. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (17) 3221-8622.

 

OFICINA

Além das apresentações teatrais, o grupo realiza uma oficina de introdução à linguagem da palhaçaria feminina. As atividades vão acontecer no dia 19 de agosto, das 09h às 14h e no dia 20, das 09h às 12h, totalizando uma carga horária de 8 horas. Podem participar mulheres a partir de 18 anos. As inscrições são feitas pelo Meu Sesi.

Através de jogos, exercícios e improvisações, a oficina apresenta a menor máscara do mundo (o nariz vermelho) sua relação com o palco, com o feminino e com o público. 

Nessa jornada a aluna passa por diversos exercícios que abordam o seu lado vulnerável, ingênuo e despretensioso, investigando sua maneira peculiar de fazer o público rir.

A oficina também oferece uma introdução a algumas das ferramentas mais importantes da linguagem como a escuta, o improviso, a criatividade, a presença e a disponibilidade.

 

SERVIÇO

Pia Mater – Em busca da maternidade possível
Dias: 18 e 19 de agosto
Horário: sexta, 20h; sábado, 15h
Local: Teatro do Sesi Rio Preto – Av. Duque de Caxias, 4656, no bairro Vila Elvira
Classificação livre
Entrada gratuita

 As reservas abrem no domingo, a partir das 11h, para as apresentações que acontecem na mesma semana.

Reservas aqui

  

Oficina de Introdução à Linguagem da Palhaçaria Feminina
Dias: 19 e 20 de agosto
Horário: sábado, das 09h às 14h; domingo, 09h às 20h
Local: Teatro do Sesi Rio Preto – Av. Duque de Caxias, 4656, no bairro Vila Elvira
Classificação: 18 anos
Gratuito

Reservas aqui

  

Leia também