O que está buscando?

Peça usa metáfora dos “zumbis” para debater temas sociais

“Mortos Vivos – Uma ex-conferência” provoca reflexões sobre xenofobia, preconceito e violência

25/06/202312:49- atualizado às 13:23 em 29/06/2023

O espetáculo “Mortos Vivos – Uma ex-conferência”, da companhia Foguetes Maravilha, chega ao Teatro do Sesi Rio Preto para duas apresentações, nos dias 12 e 19 de julho, às 20h. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser reservados pela plataforma Meu Sesi.

Logo no início da peça, o público recebe um aviso inquietante: o apocalipse zumbi já aconteceu, e neste exato momento cadáveres animados e famintos andam pelas ruas de nossa cidade. Como enfrentar esta ameaça? Como combater hordas de mortos-vivos insaciáveis que invadem as casas e despedaçam nossos entes queridos? Como discutir ética com um ser inarticulado que está tentando mastigar o nosso cérebro? O mundo que conhecíamos acabou: não há mais governo, sinais de trânsito, produtos de supermercado, etiqueta social, amenidades. Há apenas a sobrevivência. Do que mais estamos dispostos a abrir mão para garantir a nossa sobrevivência?

Nesta espécie de conferência à beira do abismo, quatro especialistas analisam a crise que tomou o mundo e instruem os espectadores sobre as estratégias de sobrevivência mais efetivas. Enquanto o caos se espalha, discutem assuntos como alteridade, xenofobia, fascismo, preconceito, tortura, a banalidade do mal, o fascínio pela violência, o sistema digestivo dos zumbis e as razões evolutivas para que os seres humanos tenham um medo inato de serpentes.

De “A Noite dos Mortos Vivos” a “Walking Dead”, o zumbi foi se tornando o monstro por excelência do nosso tempo. A sua imagem simultaneamente patética e assustadora conquistou o cinema, a literatura e a cultura pop, tornou-se uma metáfora explorada por políticos e filósofos, cantores e cientistas. O zumbi é sempre o outro, aquele que é semelhante, mas alienígena, aquele que nos ameaça com sua presença. Para enfrentá-lo, todas as armas são permitidas: o isolamento, a agressão, até a destruição completa.

 

SERVIÇO

Mortos Vivos – Uma ex-conferência

Dias: 12 e 19 de julho; quartas-feiras

Horário: 20h

Local: Teatro do Sesi – Av. Duque de Caxias, nº 4656 – Vila Elvira

Classificação indicativa: 14 anos

Entrada gratuita. Reserva de ingressos pelo Meu Sesi

 As reservas abrem no domingo, a partir das 11h, para as apresentações que acontecem na mesma semana.

Reservas aqui