O que está buscando?

Professores e demais colaboradores da região receberam mais de 3.000 alunos com atividades de integração e socialização

Escolas de São José do Rio Preto, Catanduva, José Bonifácio, Votuporanga e Fernandópolis fizeram do primeiro dia de aula uma grande festa da educação

 Por: Por SESI São José do Rio Preto
30/01/201911:13- atualizado às 11:47 em 30/01/2019

Depois uma semana de muito planejamento e troca de ideias durante o Saber em Ação, os professores das escolas SESI-SP puderam colocar em prática tudo o que foi discutido nos últimos dias e deram início na segunda-feira, 28 de janeiro, ao ano letivo de 2019.

Os professores do Ensino Fundamental e Médio realizaram ações pedagógicas e interativas com os alunos, a fim de recebê-los com muito empenho e dedicação. Foram mais de 3.000 alunos recepcionados nas cidades de São José do Rio Preto, Catanduva, José Bonifácio, Votuporanga e Fernandópolis.

Em Votuporanga, por exemplo, a professora Marisa Nara, de Língua Inglesa, exibiu à turma do primeiro ano do Ensino Médio o videoclipe da música Rivers of Babylon, do grupo americano Boney M., com o propósito de exercitar as competências socioemocionais constantes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e objeto de profundo estudo no Saber em Ação. Os estudantes demonstraram total interesse pela atividade, o que virá a facilitar, inclusive, no próprio aprendizado.

Ainda na cidade, outra ação de destaque foi a “Dinâmica de apresentação”, desenvolvida pelo professor André Castanheira com a turma do segundo ano do Ensino Médio. A brincadeira musical “Olá como vai Olá!”, de Uirá Kuhlman, promoveu uma abordagem interativa dentro da sala de aula, em que os alunos foram levados a ocuparem o espaço de uma maneira inusitada, sem o conforto e a segurança das cadeiras, tendo cada um deles que assumir uma posição diferente: vergonha, medo, timidez, alegria e outros sentimentos ali expostos. De forma divertida, a brincadeira combinou jogo, música, escuta, movimento, gesto e criação, e levou os alunos a se posicionarem uns para os outros de frente, olhos no olhos.

Em Fernandópolis, as boas-vindas chegaram com muita música e animação. O professor de Educação Física deu uma aula de zumba na quadra da escola e colocou os alunos para se mexerem logo pela manhã. A dinâmica “tipos de abraço, escolha o seu: abraço coletivo, de urso, de lado, pelas costas, zen da paz, relâmpago e clássico” também promoveu um momento de união e descontração entre as crianças e os jovens presentes.

Nas salas de aula, foram realizados exercícios de acolhimento e, com isso, os estudantes puderam expor suas expectativas e desejos para o ano de 2019, conhecer os alunos novos e expressar seus sentimentos em relação ao convívio escolar. Houve ainda sessão de cinema e contação de histórias.

Em Catanduva, muitas dinâmicas também marcaram o primeiro dia de aula: apresentação com crachá personalizado, integração em grupo com os vários tipos de abraços, jogo das cadeiras, brincadeira do barbante e “Quem sou eu?” foram algumas delas. Em geral, a ideia foi promover o contato entre os estudantes, fortalecer a comunicação e o relacionamento entre eles, acolher os novos alunos, estimular o trabalho em equipe e desenvolver estratégias para a realização de atividades ao longo do ano letivo.

Estas foram apenas algumas das atividades trabalhadas no primeiro dia de aula. Ao longo do ano, muito aprendizado, troca de experiências e integração ainda farão parte das rotinas dos alunos e educadores. Sejam todos bem-vindos! Que seja um 2019 inspirador!

Leia também