Cine SESI-SP apresenta uma programação especial dedicada ao cinema nacional. Uma oportunidade imperdível para mergulhar no universo cinematográfico.
01/04/202509:20- atualizado às 10:07 em 01/04/2025
Nos dias 16 e 23 de abril, o Centro Cultural SESI Rio Preto receberá exibições de obras audiovisuais de curta-metragem, com produções e direções brasileiras.
Na última sessão, no dia 23, a unidade receberá o cineasta Alexandre Estevanato para o bate-papo sobre o curta-metragem Aperto. Essa troca de ideias permitirá ao público aprofundar-se nos temas abordados, conhecer mais sobre os processos criativos e refletir sobre a importância das produções audiovisuais no cenário cultural brasileiro. Além de proporcionar acesso à cultura e incentivar a valorização do cinema nacional.
Participe desse encontro com o cinema brasileiro!
Confira os filmes da mostra no Centro Cultural SESI Rio Preto:
Amigos bizarros do Ricardinho
Brasil, 2009, exibição digital, colorido
12 – Não recomendado para menores de 12 anos
16 de abril | quarta, 20h
Amigos Bizarros do Ricardinho conta a história de um rapaz levado ao limite da tensão em um ambiente corporativo. Quando essa crise torna-se insustentável, ele desenvolve uma reação estranha: narra aos seus colegas as pequenas e insólitas histórias de seus amigos e familiares na cidade satélite de Viamão, na grande Porto Alegre. O filme é um mosaico de pequenos erros e fracassos da vida de um jovem que está ingressando na idade adulta e no mercado de trabalho.
Comédia, 22min
Direção: Augusto Canani
Elenco: Ricardo Lilja, Mateus Phillippi, João Diemer, Nadya Mendes e Arlete Cunha
Descritores de conteúdo: linguagem imprópria
O Despertar de Aiyra
Brasil, 2024, exibição digital, colorido
12 – Não recomendado para menores de 12 anos
16 de abril | quarta, 20h
O Despertar de Aiyra é uma emocionante narrativa que explora a cultura indígena Dessana na Amazônia. A história segue Aiyra, uma jovem índia, enquanto ela foge dos invasores que ameaçam sua comunidade. Com a orientação de sua avó e as histórias sagradas, Aiyra fortalece a conexão entre seu povo e a natureza. Enquanto a comunidade Desana celebra rituais e luta para preservar suas tradições, as sombras dos colonizadores persistem. Aiyra embarca em uma jornada de autodescoberta, buscando proteger sua cultura, com o auxílio de elementos místicos e a resistência ancestral. O filme destaca a importância da preservação das culturas indígenas e sua ligação com a natureza. Aiyra se torna uma defensora de suas tradições, resistindo à destruição da floresta e à invasão dos colonizadores. O curta traz uma história inspiradora sobre autodescoberta, resistência e esperança.
Animação, 18min
Direção: Duda Rodrigues
Descritores de conteúdo: violência
Isso sempre acontece
Brasil, 2022, exibição digital, colorido
10 – Não recomendado para menores de 10 anos
16 de abril | quarta, 20h
Uma obstinada roteirista que depois de escrever uma trágica morte descobre que seus roteiros se tornam realidade. Seria só coincidência ou um imenso desejo íntimo de matar? Tem morte que liberta outros jeitos de viver.
Comédia, 15min
Direção: Lara Koer
Elenco: Olivia Torres, Tairone Vale, Nenê Borges, Luan Vieira, Carlos Zoéga e Thuanny
Descritores de conteúdo: linguagem imprópria
Aperto + bate-papo com o diretor Alexandre Estevanato
Brasil, 2020, exibição digital, colorido
L – Livre
23 de abril | quarta, 20h
O que de mais valioso você guarda em sua caixa de memórias?
Ficção/ Drama, 15 min
Direção: Alexandre Estevanato
Elenco: Milton Gonçalves, Any Ferraz, Ícaro Negroni e Cauê Jesus
Descritores de conteúdo: não há inadequações