O que está buscando?

Temporada do musical Kafka e a Boneca no Sesi Rio Preto vai até 29 de outubro

Produção baseada em história real apresenta recursos lúdicos e criatividade

18/10/202308:36- atualizado às 11:20 em 09/11/2023

Baseado em fatos vividos pelo autor Franz Kafka, o musical infantil ‘Kafka e a Boneca’ continua sua temporada de apresentações no Teatro do Sesi Rio Preto. As últimas sessões acontecem nos dias 20, 21, 22, 28 e 29 de outubro, às 15h. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser reservados pela plataforma Meu Sesi.

Produzido pela Marcenaria de Cultura, Rega Ínicio Produções e com realização do SESI-SP, a peça tem a direção de Marllos Silva, responsável também pelo roteiro, e a direção musical de Daniel Rocha, que assina canções e arranjos dessa história que completa 100 anos em 2023.

Franz Kafka, muito conhecido por suas obras modernistas, surpreende a todos acerca da história dele com a garotinha que o fez redescobrir sentidos e motivações para voltar a escrever, colorindo os meses que antecederam sua morte. Durante um passei no parque de Steglitz, em Berlim, junto de sua companheira Dora, o autor se vê tocado pela tristeza de uma criança que havia perdido sua boneca preferida. Ao se ver diante das lágrimas sentidas da pequena Lia Hillel, como é chamada na peça, e, também, com seus questionamentos inconformados, Kafka pensou em diversas formas de ajudar a menina a lidar com sentimentos que eram familiares para ele: a solidão e melancolia.

Marcos Lanza, que dá vida à Kafka, se transforma no “carteiro de bonecas” e, então, começa a escrever cartas para Lia, interpretada pelas atrizes mirins Bia Valverde e Isa Camargo, que se alternam. Na tentativa de acalmá-la, ele inventa a história de que sua boneca, Mariele, viajara pelo mundo em busca de sua própria jornada e, a cada correspondência, uma aventura diferente por lugares como Itália, China e deserto do Saara, é detalhada. Tudo vai bem até que se vê diante de outro desafio: entender como finalizar essa história sem gerar novas frustrações.

O produtor Marllos Silva teve a ideia de fazer o espetáculo há alguns anos depois de ler o livro para a filha e ele afirma que o projeto é inteiro pautado em um grande cuidado com a vida e obra do artista, já que ela é baseada em um acontecimento real que, contudo, não possui vestígios históricos, permitindo, então, que ele fizesse uma construção mais aberta em torno dos fatos e personagens. Em uma delicada mescla de realidade e ficção, é possível identificar falas de Kafka, ditas pelo próprio em algum momento da vida, e vê-lo em uma versão mais "desconstruída" daquela conhecida.

“A grande diferença das demais obras de Kafka para esta é que as demais são escritas sobre o olhar dele para o mundo, o universo ‘Kafkaniano’. Já este espetáculo fala sobre ele enquanto ser humano. Para quem conhece sua história e a forma como ele se relacionou com a família, vê neste recorte de vida um outro homem, completamente diferente do autor que o mundo conheceu. De repente, o homem avesso a relações e sem filhos, é visto completamente entregue a uma relação com uma criança”, conta Silva.

Com ajuda da trilha sonora, com letras dividas entre Silva e o direto musical e arranjador Daniel Rocha, as camadas que giram em torno dessa relação ganham ainda mais força e sentido.

O SESI-SP é um grande fomentador de produções originais, apostando em novas visões artísticas por meio de projetos selecionados, anualmente, via Edital de Chamamento, assim como com a montagem inédita Kafka e a Boneca, uma obra original, voltada para o público infantil, abordando relações humanas, o mundo da imaginação e a forma com a qual lidar com a perda e o luto.

A instituição desempenha uma fundamental mediação entre público e obra, proporcionando, muitas vezes, a primeira experiência com o teatro, aos mais diversos públicos, enquanto espaço de formação e usufruto. Escolas e grupos ocupam a plateia, com sessões exclusivas que acontecem sempre as quintas e sextas-feiras, durante o período de temporada do espetáculo. Uma atividade de lazer e sensibilidade, que reverbera no apreendimento de questões complexas, em consonância com os acontecimentos e temas discutidos na atualidade, sob a ótica lúdica e poética das crianças nas artes da cena.

 

SERVIÇO

Kafka e a Boneca

Dias: 20, 21, 22, 28 e 29 de outubro, sextas, sábados e domingos

Horário: 15h

Local: Teatro do Sesi Rio Preto – Av. Duque de Caxias, 4656, Vila Elvira

Classificação livre

Entrada gratuita

Os ingressos são liberados no domingo, a partir das 11h, para as apresentações que acontecem na mesma semana.

Reserve seu ingresso

 

Leia também