O que está buscando?

Aluno do Sesi Fernandópolis é convidado para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática

Com oito medalhas em competições estudantis, Artur Sartore participa da olimpíada mais renomada nacionalmente

19/10/202311:34- atualizado às 09:42 em 24/10/2023

O aluno do Sesi Fernandópolis, Artur Sartore, foi convidado para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). As provas acontecem nos dias 19 e 20 de outubro, no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – Ibilce/Unesp de São José do Rio Preto (SP).

A OBM é uma competição que não tem inscrições, onde a participação acontece por meio de um convite devido ao seu histórico escolar e desempenho em olimpíadas.

Com apenas 15 anos de idade, a jornada de Artur começou quando ainda estava no 7° ano do ensino fundamental. Ele descobriu seu interesse por matemática por incentivo de sua professora e participou da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

O estudante não tinha dificuldade em matemática básica, mas não sabia como estudar a parte mais avançada, por isso, começou a ler livros e resumos sobre a matéria, além de resolver questões para aprimorar o seu conhecimento na disciplina.

É a terceira vez que Artur participa da OBMEP e, para esta edição, ele estudou desde a primeira prova de todas as fases, recorreu a bancos de questões feitos pela própria organização e fez provas antigas de outras olimpíadas, como a OBM, por exemplo.

“Foi bem divertido fazer as provas antigas e os simulados. As questões fazem a gente pensar e isso é o mais legal da matemática” explicou o aluno que está aguardando o resultado da competição, que sai no dia 20 de dezembro.

Ainda segundo o garoto, a afinidade com a matemática foi capaz de ajudá-lo em outras partes da vida, auxiliando na hora de interpretar e conectar melhor os conceitos de outras matérias da grade curricular.

Com oito medalhas em olimpíadas estudantis, Arthur recebeu o convite para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Se ele conseguir bons resultados, poderá competir fora do país.

“Minha rotina de estudos foi focada nesta prova, que é bem difícil, mas me sinto pronto para encarar essa experiência da melhor forma possível. Já me sinto um vitorioso só por essa oportunidade” revelou.

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola Sesi de Fernandópolis, Leire Silva, o estudante inspirou toda a comunidade escolar e engajá-los a participar de olimpíadas do conhecimento.

“O Sesi não é só escola. Nós investimos em conhecimento. Começamos com a OBMEP e, hoje, participamos das olimpíadas de português, da Olimpíada Brasileira de Robótica. E esses bons resultados engajam a equipe a participar de mais competições e trazer mais medalhas”, contou Leire.

Mesmo estando no 9° ano do ensino fundamental, o estudante se preocupa com o futuro e acredita que as medalhas servirão como um ingresso para entrar na universidade. Sua paixão pela Matemática é inspiração para muitos colegas e alunos do Sesi Fernandópolis.

“O conselho que posso dar para meus amigos e colegas é de tentar ver as coisas com outros olhos. Muitas pessoas olham para questões de matemática ou de vestibular e já sentem ansiedade. É preciso mudar essa visão e pensar que é difícil, mas é possível resolver a questão. E mesmo que haja erros, não podemos desanimar, porque é quando erramos que a gente acerta”, aconselhou Artur.

 

Leia também