O que está buscando?

Alunos da Escola Sesi de Fernandópolis são destaque em competições nacionais

A unidade teve medalhistas em olimpíadas de matemática e robótica

02/02/202214:32- atualizado às 20:02 em 22/02/2022

Estudantes da Escola Sesi de Fernandópolis se destacaram e foram medalhistas em olimpíadas nacionais de robótica e matemática. Os resultados são referentes as edições realizadas em 2021.   

Na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), seis alunos garantiram medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata, uma de bronze e três de honra ao mérito. Ao todo, 43 estudantes dos ensinos fundamental e médio participaram da competição.

A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica e tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.   

Segundo a Orientadora de Educação Digital, Leiziane Santos, os estudantes são incentivados a estudar a área tecnológica desde muito cedo. “Os professores de Programação e Robótica mostram aos alunos do 1º ano do fundamental até o 3º ano do ensino médio que a competição é o momento de eles colocarem em prática seus conhecimentos em diversas disciplinas na área da robótica” conta Leiziane.  

A escola também teve aluno premiado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A 16ª edição da competição contou com a participação de 18 milhões de estudantes de 55 mil escolas públicas e particulares.  

Essa foi a primeira vez do aluno Artur Angelo Sartore na olimpíada de matemática. O aluno, que está no 8º ano do ensino fundamental, conquistou medalha de prata na OBMEP e a OBR.   

“A experiência de participar das duas competições foi bastante satisfatória. Diferente do que as pessoas pensam, as provas são legais e que te incentivam a estudar essas matérias. Como foi minha primeira vez na olimpíada de matemática, não esperava ganhar a medalha e fiquei muito feliz com o resultado. Agora, a meta é continuar estudando e me esforçando para ganhar o ouro”, explica o estudante.   

Com a participação de 120 alunos, a professora de Matemática Daniela Bernardi percebe um aumento no interesse pela disciplina e em competições com o passar dos anos.   

“Nós aplicamos o conteúdo pedagógico em situações do cotidiano do estudante, além de expandir os conhecimentos da sala de aula. Então, montamos dinâmicas em grupo, utilizamos a biblioteca, a quadra, os laboratórios e todo o material disponível na escola para despertar e motivar esses jovens pela busca à informação”, explica a professora.  

Para a diretora da Escola Sesi de Fernandópolis, Janaína Rodrigues Reis Nascimento, esse tipo de competição traz um foco para o aluno na disciplina e em outros contextos do dia a dia, além de engajá-los na difusão do conhecimento.   

“O trabalho dos professores é essencial e tem o objetivo de despertar nos estudantes a importância da matemática, da robótica e de outras disciplinas no cotidiano para a resolução dos problemas, incentivando-os ao desafio. E o resultado nessas olimpíadas é reflexo das atividades desenvolvidas e do compromisso com o ensino”, finaliza Janaína.   

Leia também