12/05/202113:14- atualizado às 13:25 em 12/05/2021
Os alunos das escolas Sesi da região de São José do Rio conquistaram medalhas e honrarias na edição 2020 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Ao todo, 240 alunos das unidades de Fernandópolis, José Bonifácio, São José do Rio Preto e Votuporanga participaram da competição e 36 foram premiados.
Foram 11 medalhas de ouro, 4 de prata, 9 de bronze e 12 medalhas de honra ao mérito. Devido a pandemia do coronavírus, a OBR aconteceu no formato online e contou com a participação de 128 mil estudantes em todo o país. As provas foram aplicadas nas escolas, com agendamento prévio.
A OBR é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos, criada e gerida por voluntários da comunidade de robótica e instituições apoiadoras, como Universidade de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e SESI São Paulo.
A competição é dividida em várias modalidades, dentre elas, Teórica e Prática. Na fase Teórica, as provas abrangem conhecimentos de Português, Matemática, Língua Estrangeira, Ciências Naturais e Robótica, e são separadas em seis níveis de acordo com a escolaridade do aluno.
Já a Modalidade Prática é dividida em 3 níveis: Para estudantes de 1o a 3o ano do Ensino Fundamental, nível zero. O nível 1, para estudantes de 1o a 8o ano do Ensino Fundamental e para alunos do atual Ensino Fundamental de 9 anos e para estudantes do Ensino Médio ou Técnico.
A OBR estabelece anualmente uma tarefa, na qual os alunos formarão equipes de até 4 integrantes e deverão construir robôs que atendam a essa tarefa. A missão da OBR - Modalidade Prática Virtual caracteriza-se por realizar o resgate de vítimas de uma situação de desastre utilizando robôs virtuais em um ambiente simulado.
O orientador de Educação Digital da escola Sesi de São José do Rio Preto, Bruno Pereira da Silva, avalia que a unidade obteve um ótimo desempenho visto que foi o primeiro ano que eles participaram da Modalidade Teórica. “Tivemos um ótimo número de inscrições e vários prêmios. A OBR é a oportunidade de os alunos exercitarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Contamos com a participação de estudantes de todos os anos escolares”.
O orientador de Educação Digital da escola Sesi Yolanda C. Bassitt, Rafael Gianjope Rego, ressalta que a OBR teórica é uma modalidade da competição que testa o raciocínio lógico e interpretação de texto do aluno, incentivando-o a pensar de forma criativa, ao buscar soluções dentro da tecnologia para problemas da vida real. “É muito bom vermos resultados positivos nessa competição, que é excelente forma de iniciação ao mundo da programação”.
De acordo com a orientadora de Educação Digital da escola Sesi de Fernandópolis, participar da OBR incentiva os estudantes a vencer desafios, contribuindo para a formação profissional. “Além de colocar em pratica o que aprenderam em sala de aula, os alunos ampliam seus conhecimentos ao participar da competição, formando um profissional mais completo”.
Para a professora de Programação e Robótica da escola Sesi de José Bonifácio, Karollyne Silvestre Fuhro, a OBR se faz importante por conta da sua proposta de união do teórico e da prática, não combinando necessariamente as categorias, podendo contemplar mais alunos nas suas individualidades e características. “As medalhas e a competição em si, estimula nos alunos uma vontade de ganhar, de se mostrar capaz, buscando sempre aprender e a melhorar suas áreas de conhecimento, estimulando o trabalho em grupo”.
A diretora da escola Sesi de Votuporanga, Livanéia Fernandes Gomes, destaca que o resultado na competição é reflexo do investimento que a rede Sesi-SP faz na educação e na área de tecnologia. “A olimpíada é uma oportunidade de descobrir o próximo gênio da tecnologia e estimular mais estudantes a descobrirem suas habilidades, ampliando o conhecimento e se mantendo sempre atualizado”.
SERVIÇO
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) está com as inscrições para a edição até o dia 19 de maio. O evento é voltado para estudantes de 06 a 19 anos de escolas públicas e particulares de todo o país. Assim como aconteceu em 2020, a edição deste ano será virtual, como medida de segurança contra a pandemia do coronavírus.
Alunos da escola Sesi de São José do Rio Preto (CE 410) podem se inscrever através de um formulário disponível na plataforma Conexão Digital, dentro da disciplina de Programação e Robótica.
Já os alunos da escola Sesi Yolanda C. Bassitt (CE 338), de José Bonifácio (CE 381), de Votuporanga (CE 435), de Fernandópolis (CE 405) de Catanduva (CE 206) devem procurar o professor de Programação e Robótica da unidade para realizar a inscrição na OBR 2021.