O que está buscando?

Com foco nos Jogos Olímpicos, equipe de natação do Sesi-SP realiza Camp de treinamento em Rio Preto

Rotina de treinos intensivos acontecem na piscina olímpica da unidade

13/03/202413:31- atualizado às 10:56 em 20/03/2024

Em busca de vaga para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, os atletas da equipe de natação do Sesi-SP realizam um Camp de treinamento no Sesi São José do Rio Preto. As atividades, que acontecem na piscina olímpica da unidade, vão até o dia 19 de março.  

A equipe Absoluta é formada por atletas com histórico em grandes competições. Matheus Gonche representou o Brasil em duas provas no Mundial de Desportes Aquáticos de Doha, capital do Catar, em fevereiro deste ano. Ele garantiu presença nas semifinais dos 100m borboleta.  

A nadadora Lorrane Ferreira foi medalha de ouro nos 4x100 Livre Misto e bronze no 4x100 Livre Feminino nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Além dela, Alexia Assunção também garantiu medalha de bronze nos 200m Costas na competição.  

Pedro Spajari participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio e, também, dos Jogos Universitários na China, junto com Matheus Gonche e Vinícius Assunção, que nadou no Mundial de Budapeste em 2022. 

A nadadora Julia Goes esteve no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Fukuoka e foi para os Jogos Pan-Americanos de 2023. A atleta Thaiana Melissa começou no PAF (Programa Atleta do Futuro) e foi campeã do Sul-Americano Juvenil de 2023.  

“Temos um grupo mesclado, de atletas que estão chegando. Eles já fazem parte de uma seleção brasileira, seja por categoria ou absoluta. É um grupo seleto que a gente está trabalhando visando a temporada de 2024. Temos grandes eventos este ano, um deles, é a seletiva olímpica em maio”, explicou Fernando Vanzella, técnico responsável pela equipe de natação do Sesi-SP.  

A Seletiva Olímpica Brasileira de natação vai acontecer no Centro de Treinamento Olímpico da Aeronáutica, na sede da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), no Rio de Janeiro. O torneio, que definirá a seleção brasileira que vai para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, será de 6 a 11 de maio.  

Em provas que o país já alcançou índices, a vaga está resguardada. Portanto, o Brasil já tem seis classificados pelos tempos obtidos no Mundial de Esportes Aquáticos. Além deles, o Brasil classificou cinco revezamentos e, portanto, poderá levar 10 atletas sem índice para compor a equipe.  

“A equipe que vai para a seletiva conta com 21 atletas. Temos novos integrantes que visualizamos potencial para a competição em 2028 também. Nossa expectativa é de um grupo bastante competitivo, que todos nadem para seus melhores tempos pessoais. Como estamos fazendo uma boa temporada, acreditamos que isso vai acontecer e ter um número bacana de atletas do Sesi nos Jogos Olímpicos de Paris 2024”, completou Vanzella.

 

Leia também