O que está buscando?

Depoimento de ex-aluna do Centro Educacional 338, de São José do Rio Preto, emociona. Confira!

29/03/201914:13- atualizado às 16:46 em 08/05/2019

Proporcionar aos alunos a oportunidade de construir uma carreira de sucesso e ser feliz na profissão é um presente para nós do SESI-SP.

Confira o depoimento da Bianca de Oliveira Muniz, de 24 anos, aluna da primeira turma do Ensino Médio do Centro Educacional 338, de São José do Rio Preto, que, neste ano, forma-se em Medicina.

"Eu sempre desejei ser médica.

Me recordo quando, com uns 8 anos de idade, me deparei a uma imagem de propaganda da arte da construção (Arquitetura) em um consultório pediátrico, fiquei apaixonada naquele instante pela estrutura, rasguei a página e pedi que minha mãe guardasse, disse a ela que queria um consultório daquele quando crescesse.

Agora adulta, esta imagem se permanece presente em minha mente.

Entrei no SESI na 5ª serie, buscando qualidade de ensino, tive amigos que hoje são meus irmãos e tive professores que foram e são como pais para mim.  Nada foi facil, nada foi me dado sem esforço e acredito que com vocês não seja diferente. Não somos de famílias com poder aquisitivo alto, nossos pais fazem o que podem e até o que não podem para nos manter com uma qualidade de ensino em que o SESI proporciona, para nos manter estudando. Afinal, é o estudo que eles vão nos deixar de mais importante.

Quando estava no primeiro ano do Ensino Médio, cheguei a pensar em fazer Direito, depois pensei em Biologia (acho que por amar as aulas da Profª. Eli), porém, hoje, eu sei que estava tentando fugir do meu plano A: ser médica. Acreditava que isso seria impossível para uma pessoa como eu. Graças a Deus eu estava no SESI. Serei eternamente grata, pois, em nenhum momento, esses professores maravilhosos me deixaram desistir... Sempre acreditaram em mim e davam apoio ao meu sonho.

No terceiro ano, comecei a fazer um cursinho comunitário no período noturno, lembro que chegava com inúmeras questões de vestibular para que os professores e a Diretora Silvia colaborassem com a ajuda nas respostas. Devo salientar o quanto ouvi que o SESI educava para a VIDA e não apenas para o vestibular.

Na época, não obtive a compreensão da grandeza desses dizeres, contudo, faltando apenas 9 meses para eu me tornar Médica, vejo como isso foi importante para mim. Passei por muita coisa para chegar aqui, fiz dois anos de cursinho, estudava em média 13 horas por dia até conseguir entrar na faculdade tão sonhada.

Durante a graduação, não foi diferente com os esforços, houve muitas batalhas: pessoais, financeiras e emocionais. Não é fácil saber que a vida de alguém um dia dependerá de mim. Em certos momentos, essa certeza nos deixa com medo de não ser bom o bastante para essa profissão e, mais uma vez, eu agradeço a equipe toda renomada do SESI em ter tido a oportunidade de ter sido educada para vida. Me fez compreender que sou capaz, que consigo me fez levantar e lutar após cada obstáculo em meu caminho.

Peço que vocês sonhem alto, muito alto! Sonhar nos faz lutar e realizar coisas que até então pareciam impossíveis. O mundo precisa de pessoas dedicadas, esforçadas, como nós. Relutem aos caminhos mais fáceis, imaginem e façam planos para chegar ao ponto mais alto. Muitos não acreditarão em vocês, vão dizer que vocês não são capazes, que não faz parte da sua vossa realidade, mas Deus não nos abandona em nenhuma batalha."

Bianca de Oliveira Muniz, 24 anos

Leia também