O que está buscando?

Equipe de robótica do Sesi Senai disputa campeonato nacional em Brasília

Estudantes desenvolvem habilidades técnicas e sociais até a competição

07/02/202415:10- atualizado às 15:20 em 07/02/2024

Entre os dias 26 de fevereiro e 02 de março, a equipe de robótica Rio Preto Robotic Team Hawks 9459 participa da FIRST Robotics Competition (FRC). A competição, que acontece em Brasília (DF), reúne mais de 3.500 times de várias partes do mundo.

A Hawks 9459 é composta por alunos de 16 e 17 anos que estudam o ensino médio no Sesi e o curso técnico nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistema, Administração, Eletroeletrônica e Eletromecânica no Senai.

“Os cursos influenciam nas tarefas técnicas para a montagem do robô e administração da equipe. Por exemplo, os alunos que fazem Eletroeletrônica, constroem a parte elétrica do robô. Já os estudantes que cursam Administração trabalham na área de negócios da equipe” explica Danilo Massoni, Orientador de Educação Digital do Sesi.

A modalidade em que o time participa é a mais avançada das competições, com robôs que têm em torno de 56 kg e 1,5 metro de altura, terá como tema CRESCENDO, dentro do universo da arte. A etapa é classificatória da América Latina para o mundial de Houston, nos Estados Unidos, em abril.

O diferencial deste ano e a grande novidade são as argolas, que vão representar notas musicais. Elas devem ser lançadas ou colocadas nas caixas de som e, no fim da partida, os robôs precisam “subir ao palco” e se pendurar nas correntes.

A categoria é conhecida como olimpíada dos robôs, por combinar elementos e a adrenalina dos esportes com engenharia e tecnologia. Os estudantes de ensino médio projetam, montam, programam e pilotam robôs de porte industrial para cumprir tarefas em uma arena do tamanho aproximado de uma quadra de vôlei.

As equipes competem em alianças de três times com o objetivo de alcançar o maior número de pontos possível nas partidas. Além do robô, os estudantes precisam levantar fundos, realizar uma iniciativa para a comunidade e desenvolver ações de divulgação.

Leia também