O que está buscando?

Jardim sensorial é criado em escola do SESI São José do Rio Preto

Projeto foi desenvolvido por alunos, pais e comunidade escolar

 Por: Mayara Tolotti - SESI São José do Rio Preto
26/11/201909:36- atualizado às 08:50 em 03/12/2019

Família no quintal da escola... Essa é a ideia de um projeto desenvolvido por um grupo de alunos junto com os pais e professores da escola SESI de São José do Rio Preto. O produto final é um jardim sensorial suspenso, que será inaugurado na próxima sexta-feira, dia 29 de novembro, às 7h30.

A proposta surgiu da necessidade de encontrar uma forma de refrescar naturalmente o clima da escola. A partir daí, foi realizado um trabalho de conscientização junto aos alunos e aos pais por meio de palestras com profissionais da área ambiental, exibição de filmes e elaboração e construção de um espaço sensorial, onde habilidades poderão ser desenvolvidas através do tato, do olfato, da visão e do paladar. 

Segundo a professora Ivy Villalva, “além da preocupação mundial com o meio ambiente, verificamos a necessidade de incentivar os nossos alunos a participarem desta atitude de cidadania, em conjunto com professores, familiares e colegas de diferentes segmentos. O principal objetivo é conscientizar sobre a importância de cuidar do meio ambiente e preservá-lo, utilizando como estratégia alternativas sustentáveis”, explica ela.

“Desenvolver esse projeto foi importante porque as crianças aprenderam que não se constrói conhecimento somente dentro de uma sala de aula convencional. O jardim suspenso proporcionou a participação dos alunos desde o nascimento da ideia, passando pelo protótipo e pesquisas até o compartilhamento de tarefas com as famílias e o produto final. Aprender e ensinar em um contexto de projeto, principalmente quando o produto é o próprio espaço em que se desfrutará de tantas aulas, faz com que as crianças vivenciem experiências e aprendam de forma interessante e significativa”, afirma Dora da Silva, diretora da escola.

Para os pais, a ideia do projeto foi extremamente positiva, principalmente pelo envolvimento dos filhos e integração com todos. "Ver as crianças participando de um trabalho em equipe, empolgados em deixar seu legado para a escola, é muito importante", diz Carlos Eduardo Oliveira, pai de aluno. "Foi um momento único de união! Esse projeto ensinou não só as crianças sobre árvores, poluição e ar puro, mas também ensinou a nós, pais, a interagir uns com os outros, a ouvir e a aceitar opiniões diferentes. Foram momentos muito felizes vividos dentor da escola", conta Andressa Cristina Dalbelo Tarraf, mãe de aluno.

O jardim foi construído ao lado da biblioteca da escola do prédio horizontal, para ser utilizado também como uma praça de leitura externa. A cerimônia de abertura contará com a apresentação de um coral formado por alunos e pais e da contação de histórias Era Uma Vez...

Leia também