O que está buscando?

Mostra celebra música Erudita nos teatros do Sesi-SP

A Mostra SESI de Música Erudita acontece do dia 30 de junho ao dia 27 de julho, reunindo artistas conceituados no gênero.

 Por: Sesi São Paulo
14/06/202215:37- atualizado às 09:03 em 15/06/2022

A Música Erudita nunca foi tão elástica quanto hoje, com toda sua plasticidade e beleza transpõem gerações e conceitos, intermeiam-se em polifonias e sonoridade sublimes de seus acordes e harmonias, que refletem a beleza por traz de suas histórias e curiosidades que cercam a vida, as obras e seus compositores.  

A Mostra SESI de Música Erudita tem como objetivo principal valorizar a identidade da música em sua diversidade, com apresentações gratuitas de artistas nacionais conceituados. São 18 shows para você curtir.  

Confira a programação do evento no Sesi São José do Rio Preto: 

Orquestra Laetare - TRIBUTO A ENNIO MORRICONE

Ennio Morricone, o Bethoven de nossa era, encerrou recentemente sua passagem pela vida, mas não sem deixar um legado artístico riquíssimo e inigualável. Especialista em trilhas sonoras para cinema, várias de suas composições permanece na memória afetiva das pessoas em diversos filmes como Kill Bill, Django Livre, Os Intocáveis e tantos outros. Neste concerto, serão apresentadas as maiores canções compostas por este grande compositor.

30 de junho de 2022

Quinta, às 20h

 

VILLA-LOBOS: Voz, Violino e Violão 

Três grandes intérpretes apresentam obras instrumentais e vocais do maior expoente da música de concerto em nosso país, com um repertório que inclui peças pouco executadas, como a “Suíte para Canto e Violino”, cuja primeira gravação profissional no Brasil foi realizada por Adélia Issa e Eliane Tokeshi.  Villa-Lobos foi o compositor que, a partir das ideias propostas pelo Movimento Modernista – utilizar elementos de composição da vanguarda europeia e ao mesmo tempo inspirar-se nas tradições populares brasileiras – trouxe uma enorme contribuição ao repertório para violão, instrumento até então associado, em nosso país, à música da boemia.  

Vários dos textos das canções, invocando uma linguagem descontraída e coloquial, são poemas de alguns dos maiores nomes de nossa literatura. 

1 de julho de 2022

Sexta, às 20h

 

SUÍTE ORQUESTRAL: As Missões 

A Suíte Orquestral "As Missões, composta pelo compositor e documentarista brasileiro Fernando Marques, de São José do Rio Preto, interior do Estado de São Paulo, trata de um assunto delicado e ainda recorrente no Brasil profundo:  o conflito entre os povos originários, que estavam na região desde o princípio dos tempos, e a ganância dos navegadores europeus. A peça traz o bucolismo da vida indígena antes da chegada do homem branco, passa pela chegada dos Portugueses e culmina com o advento das Missões, também chamadas Reduções Jesuíticas. Para encerrar o concerto, o tema "Heranças" reúne influências musicais identificadas na música brasileira.  No palco um quinteto de cordas, piano elétrico, violão, viola caipira e percussões com a narração e regência do autor Fernando Marques. 

2 de julho de 2022

Sábado, às 20h

 

As reservas antecipadas de ingressos para os shows realizados dentro do Teatro do Sesi-SP já podem ser feitas pelo MEU SESI 

 

SERVIÇO: 

Mostra SESI de Música Erudita 

Local: Teatro do Sesi São José do Rio Preto - Av. Duque de Caxias, nº 4.656 - Vila Elvira

Data: 30 de junho, 1 e 2 de julho (quinta, sexta e sábado)

Horário: 20h

Entrada Gratuita