O que está buscando?

Parceria entre Sesi e Prefeitura de Cedral levará robótica educacional para escolas municipais

Com início em 2022, programa da rede SESI-SP trabalha o conhecimento científico e tecnológico, estimulando a criação, a experimentação, o trabalho em equipe e desenvolvendo habilidades múltiplas nos estudantes

 Por: Comunicação Regional; Vinicius Lopes
10/11/202114:18- atualizado às 15:55 em 26/11/2021

O Sesi São José do Rio Preto e a Prefeitura de Cedral firmaram convênio para a implantação do programa Robótica Educacional nas escolas municipais. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (09/11) e contou com a presença do prefeito Paulo Ricardo Beolchi de Lucas - o Janjão, o vice-prefeito Irineo Beolchi Junior, a coordenadora de Educação Isabella Facio e outras autoridades locais e do Sesi-SP.  

Todos os professores da rede municipal tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o programa Robótica Educacional através de um workshop. Eles irão conduzir as atividades nas escolas durante o ano letivo de 2022. A faixa etária e as modalidades ofertadas serão definidas pela Coordenadoria de Educação.  

O programa da rede SESI-SP consiste na capacitação de educadores para utilização da Robótica Educacional como ferramenta estratégica para o ensino, se baseando na abordagem STEAM e no desenvolvimento de habilidades das diferentes áreas que respondem às necessidades técnicas e socioemocionais do século XXI.  

Segundo o coordenador de Relações com a Indústria e Comunidade, Diego Henrique Soares, as formações preveem a apropriação e exploração do material didático de Programação e Robótica do Sistema SESI-SP de Ensino.  

“O conteúdo envolve propostas de atividades de investigação, análise e prototipagem de projetos, além de ampliar as oportunidades dos estudantes de aplicar e criar tecnologias para facilitar ou melhorar a vida humana, gerando pertencimento, propósito, engajamento e potência diante do mundo”, explica Diego.  

 

Mais do que apostilas – Com o Sistema Sesi-SP de Ensino, os municípios recebem know-how pedagógico e educacional do Sesi-SP, o que permite a transferência tecnológica do modelo educacional desenvolvido pela entidade. 

Diferentemente de outros programas existentes, o Sistema Sesi-SP de Ensino não se limita à entrega do material didático e à capacitação de docentes. O modelo oferecido às prefeituras contempla a formação da equipe gestora e a realização de reuniões periódicas com o secretário de Educação de cada cidade, além do acompanhamento de todo o processo de implantação do Sistema nas escolas dos municípios.

 

Leia também