O que está buscando?

Sesi São José do Rio Preto abre inscrições para oficinas gratuitas de gravuras

As atividades utilizam técnicas semelhantes aos dos artistas presentes na exposição Xilograficamente, que fica em cartaz no Espaço Galeria até o dia 19 de fevereiro

 Por: Vinicius Lopes, Comunicação Regional
23/12/202115:50- atualizado às 17:32 em 16/01/2022

Com a proposta de aproximar as pessoas das artes visuais e gráficas através da gravura, o Sesi São José do Rio Preto realiza duas oficinas criativas: “carimbo de folhas” e “isogravura” nos dias 22 e 29 de janeiro, às 10h e 14h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do sistema Meu Sesi a partir de 17 de janeiro. Os participantes deverão apresentar a carteirinha de vacinação comprovando a imunização contra a Covid-19.

As atividades usam o mesmo princípio técnico presente nas obras da exposição Xilograficamente, que está em cartaz no Espaço Galeria até o dia 19 de fevereiro.  A mostra reúne o trabalho de oito jovens artistas que utilizam a linguagem da xilogravura, apresentando uma diversidade que envolve pesquisas em torno da cor, de grandes formatos e da tridimensionalidade.  

A oficina de carimbo de folhas tem como objetivo experienciar a técnica da gravura por meio da impressão de folhas e flores como carimbos. Explorando as cores e texturas, percebendo as formas, nervuras e detalhes genuínos encontrados nas folhas e flores caídas no jardim em frente ao Teatro do Sesi, o público é convidado a usar a criatividade nas diversas composições e sobreposições, carimbando-as em folhas de papel, estimulando a criação de suas próprias impressões. 

Já a oficina de isogravura pretende deixar os participantes mais próximos da técnica de impressão que utiliza placas de isopor como matriz, criando desenhos, entintando, sobrepondo e transferindo a criação para o papel criando uma gravura, como um carimbo. 

 

Sobre o projeto Espaço Galeria SESI-SP A mostra Xilograficamente faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro da unidade se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografias específicas. 

 

SERVIÇO
Oficina de carimbo com folhas 
Dia: 22 de janeiro 
Horários: 10h e 14h 
Local: Espaço Galeria – Foyer do Teatro do Sesi São José do Rio Preto – Av. Duque de Caxias, 4656 – Vila Elvira  
Classificação: a partir de 12 anos 
Obrigatório a apresentação da carteirinha de vacinação comprovando a imunização contra a Covid-19

Oficina de isogravura 
Dia: 29 de janeiro 
Horários: 10h e 14h 
Local: Espaço Galeria – Foyer do Teatro do Sesi São José do Rio Preto – Av. Duque de Caxias, 4656 – Vila Elvira  
Classificação: a partir de 12 anos
Obrigatório a apresentação da carteirinha de vacinação comprovando a imunização contra a Covid-19

Informações: (17) 3221-8600   Reserva de vaga através do sistema Meu Sesi  

Leia também