O Superintendente em exercício do Sesi-SP, Alexandre Pflug, esteve na região de São José do Rio Preto na última quinta-feira (21/6) para assinar o convênio do programa Atleta do Futuro com os municípios de São José do Rio Preto, Bálsamo e Mirassol.
Pela manhã, foi firmada a parceria com São José do Rio Preto, no Centro de Atividades Sesi Jorge Duprat Figueiredo, onde também foram oferecidas oficinas esportivas de basquete, badminton, futsal, entre outras modalidades, além de atendimento odontológico.
O convênio beneficiará 4.654 crianças e adolescentes do município com a prática de badminton, basquete, futebol, futsal, ginástica artística, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez.
No começo da tarde, a assinatura foi feita em Mirassol, onde serão oferecidas aulas de futebol, voleibol e futsal, com 460 vagas. Na sequência, a parceria foi assinada em Bálsamo, onde haverá prática de basquete, voleibol e futsal para 500 crianças e adolescentes no município.
Além disso, o time SESI Franca Basquete também esteve presente durante o evento e levou muito esporte e aprendizado ao público presente.
Sobre o programa – Em todo o estado de São Paulo são mais de 100 mil alunos beneficiados pelo Atleta do Futuro, que envolve 187 prefeituras conveniadas. Desde 2008, o programa tem estimulado a prática esportiva e a cidadania de crianças e adolescentes. Além de introduzir a prática esportiva aos participantes, os alunos recebem orientação em temas transversais como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural, dentre outros.
Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.
O Programa Sesi-SP Atleta do Futuro contempla crianças e jovens entre 6 e 17 anos, e as atividades estão organizadas em três fases, adequadas para cada faixa etária. Na fase que compreende crianças entre 6 e 8 anos, os instrutores trabalham para promover qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. A partir dos 8 anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças.
Então, dos 11 aos 17 anos, os alunos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos. Nesta fase, os atletas podem representar a equipe do Sesi-SP em competições estaduais e nacionais.
Por se tratar de programa de formação esportiva com metodologia própria do Sesi-SP, as aulas esportivas são complementadas por intensa programação nos finais de semana com a participação da família. Todos os profissionais envolvidos passam por capacitações, e os alunos têm acesso a todos os materiais necessários para a prática de diferentes modalidades de esporte.