O que está buscando?

SESI SÃO JOSÉ DO RIO RECEBE MOSTRA DE MÚSICA ERUDITA

São três concertos gratuitos, que acontecem entre os dias 30 de maio e 1º de junho.

 Por: Por SESI São José do Rio Preto
23/05/201911:58- atualizado às 12:02 em 23/05/2019

A primeira temporada da Mostra SESI-SP de Música Erudita, que em 2019 também acontecerá no segundo semestre, propõe levar ao público de São Paulo toda a beleza e sonoridade da polifonia característica do gênero, desde sua forma mais pura e tradicional até as fases mais difundidas entre o grande público, com misturas harmoniosas de ritmos populares brasileiros, e até revolucionários. O SESI São José do Rio Preto é uma das 15 unidades agraciadas com apresentações, recebendo em seu palco o Duo Imaginário, o Duo Rafael Cardoso e Pedro Macedo e Paulo Porto Alegre. Os concertos acontecem entre os dias 30 e 31 de maio, quinta e sexta-feira em dois horários, 15h e 20h, enquanto no dia 1º de junho, sábado, acontece unicamente às 20h. Os ingressos são gratuitos, com reservas feitas pelo sistema Meu SESI www.sesisp.org.br/meu-sesi.

A Mostra de Música Erudita é um dos projetos de curadoria do SESI-SP, instituição que promove ao público o acesso gratuito às mais diversas expressões artísticas, visando formar e fidelizar um amplo número de espectadores e admiradores de diferentes vertentes musicais, democratizando o erudito.

“Falar de música erudita é falar de um estilo musical que foi executado distante dos ouvidos do grande público, durante um longo período de tempo. Era uma música feita pela e para a elite. Entretanto, com o passar dos anos, os compositores procuraram aproximar a música erudita do que era a música popular. A tentativa não era tornar semelhante os dois gêneros, mas sim diminuir as divisões e ampliar o repertório e a escuta de todos. A Mostra de Música Erudita, programada pelo SESI-SP, tem objetivos semelhantes a esse: trazer ao grande público e com livre acesso uma temática que amplia a percepção sonora, assim como o repertório artístico”, declara Mariana Apolinário, uma das idealizadoras da Mostra SESI-SP de Música Erudita.

Complementando as apresentações de peso cultural incalculável, o SESI-SP também promove um bate-papo entre grupos e público. A proposta é dialogar sobre as diversas singularidades do gênero erudito, desde o processo para composição, até contextualizar o ritmo e revelar fatos sobre cada uma das obras, tornando a popularização do erudito um processo que vai muito além do ouvir, mas acompanhar e entender também.

Serão 75 apresentações completamente gratuitas em 15 unidades do SESI. Cada uma contará com shows de três séries distintas, todas exaltando a diversidade, importância da popularização, mescla com ritmos brasileiros e evolução do gênero e traçando também paralelos com a história da música. Serão 19 grupos renomados, como o Duo Abumrad Reis, que traz um conceito rico, mostrando a herança cultural, afetiva e étnica da sonoridade africana presente na formação primordial da música brasileira.

A série Caminhos e Contrastes tem o intuito de mostrar, panoramicamente, a interferência do popular no “intocável” erudito. Com misturas na configuração do previamente visto como imaculado gênero, transformando e tornando democrático o classicismo musical das elites, efeito bastante promovido pelo gênio Villa-Lobos, falecido há 60 anos.

Enquanto os concertos de Mulheres na Música ressaltam a importância histórica e o pioneirismo, levando aos palcos a luta daquelas que desbravaram um gênero musical originalmente dominado por homens. As apresentações marcam presença com vozes e instrumentos, sobrepondo à cacofonia de quem não enxerga a importância da presença feminina no erudito.

Por fim, A Diversidade Brasileira busca mostrar as sobreposições que deram origem à música produzida no Brasil. Fala-se da variedade sonora dos povos que constituíram o país, assim como sobre a harmoniosa miscelânea musical das diversas regiões.

           

Os grupos

Duo Imaginário

As Cordas Graves e Seus Sons Harmônicos

30 de maio, quinta, 15h e 20h

Explorando toda a riqueza musical dos instrumentos por meio de seu repertório barroco, a dupla viabiliza o conceito de traçar um paralelo entre a música erudita e popular. O concerto, que conta com uma formação contemporânea, traz contextos sociais históricos relevantes da época.

O Duo costuma levar o ouvinte a um imaginário sonoro próprio, um encontro entre violoncelos a partir do repertório tradicional.

Com composições de Villa-Lobos, Ernst Mahle, André Mehmari e Osvaldo Lacerda, apresentam a apreciação conjunta com composições contemporâneas e principalmente nacionais.

Série: Mulheres na Música, 60 min.

Violoncelo: Adriana Holtz e Vana Bock | Produtor Musical: Ilso Muners

 

 Duo Rafael Cardoso e Pedro Macedo

O repertório Brasileiro para violão e contrabaixo

31 de maio, sexta, 15h e 20h

O Repertório Brasileiro para Violão e Contrabaixo traz obras agregando tradições, erudita e popular, além de apresentar atividades de autoria de um dos mais importantes compositores, trazendo obras exclusivamente nacionais como Cinco Miniaturas Brasileiras.

O duo presta homenagem a Edmundo Villani-Côrtes, regente e um dos mais importantes compositores da atualidade. Do mesmo autor, a obra Sina de Cantador, também estará presente, com uma orquestra de câmara que acompanhará a dupla, trazendo a execução de peças repleta de diversos ritmos.

Série: A diversidade Brasileira, 75 min.

Violão: Rafael Cardoso | Contrabaixo acústico: Pedro Macedo | Violino: Alexandre Britto e Rafaela Piratelo| Viola: Marcio Ribeiro Jr | Flauta transversal: Rafael Beck | Violoncelo: Felipe Parisi | Clarone: Marco Rochael | Clarinete: Marcelo Alvim | Percussão: Vitor Zago | Produtora Executiva: Ruth Rubbo

 

 Paulo Porto Alegre

Estudos Sobre Temas dos Beatles

1º de junho, sábado, 20h

Em homenagem a maior banda da história do rock, Paulo Porto Alegre traz uma releitura instrumental de canções dos Beatles, transitando entre o jazz e o erudito.

O artista reuniu arranjos do disco mais revolucionário Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band e de outros discos do grupo para sua apresentação. Seu repertório se destaca pelo ecletismo, que vai dos clássicos à música contemporânea.

Paulo apresentou-se como solista frente às principais orquestras em países como Canadá, Estados Unidos e também na Europa e na Ásia.

Série: Música Erudita caminhos e contrastes, 60 min.

Violão: Paulo Porto Alegre

 

Mostra SESI-SP de Música Erudita

A beleza da música erudita vai além da sua polifonia majestosa, envolvente, da sonoridade de seus acordes e harmonias sublimes. Existe beleza também nas histórias que cercam o surgimento das obras e seus compositores.

A programação, este ano dividida entre os dois semestres, conta com uma ação integrada de formação de público para música erudita: além das apresentações, é realizado um bate-papo entre os espectadores e o grupo de música sobre processo de composição, repertório, estilo, período histórico e instrumentação. As atrações diversificadas mesclam várias vertentes eruditas, do tradicional às diferentes formações instrumentais da música de concerto.

 

SERVIÇO

IV Mostra SESI-SP de Música Erudita

Local: SESI São José do Rio Preto - Av. Duque de Caxias, 4656 - Vl. Elvira - São José do Rio Preto/SP

Classificação indicativa: Livre

Gênero: Música Erudita

Informações: (17) 3221-8601; https://riopreto.sesisp.org.br

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi) a partir de segunda-feira, dia 27 de maio.

Leia também